O que é preciso para instalar um Ar Condicionado Split?
Agora é finalmente a hora de você instalar o ar condicionado. Aí vem a pergunta: o que eu preciso saber antes da instalação ser executada?
Você deve prestar atenção, porque alguns cuidados devem ser tomados para que o dispositivo funcione normalmente, sem problemas após a instalação. Como o ar condicionado é um aparelho complexo e tem um funcionamento muito especial, isso é muito importante, para que o investimento não se transforme em uma dor de cabeça e seu dinheiro não seja desperdiçado. Mas não se preocupe! Seguindo as dicas abaixo, seu ar condicionado fica pronto para climatizar o ambiente tornando-o confortável. Mas primeiro, se você ainda não comprou seu aparelho, precisa saber como escolher o ar condicionado ideal.
1. A estrutura da casa e do aparelho
O primeiro passo é entender a lógica da estrutura do ar condicionado e como adaptá-la ao seu espaço. Considerando que a grande maioria das instalações são condicionadores de ar Split, é importante lembrar que neste caso, uma parte é a evaporadora, fica dentro do ambiente (unidade interna) e a outra parte é a condensadora, fica fora do ambiente (unidade externa).

Essas duas partes são conectadas pelos tubos que as unem:
- Tubos de cobre (chamados de “tubulação frigorifica"), cujo tamanho e diâmetro sejam adequados para a potência do ar condicionado selecionado;
- Ponto de energia 220v. A fiação elétrica é composta por um cabo com tamanho determinado de acordo com a potência e um disjuntor dedicado para cada aparelho instalado;
- Tubos de PVC para drenar a água, que são conectados à rede pluvial.
Para quem está construindo casas, o benefício é que todas essas tubulações, cabos e fios podem ser planejados para serem embutidos nas paredes. Caso contrário, deve-se analisar cuidadosamente a colocação das duas unidades, pois deve ser feita uma abertura na parede para passar todos esses tubos.
E quanto maior a distância entre uma unidade e outra unidade, maiores serão os custos de mão-de-obra e materiais que os técnicos gastarão ao instalar o equipamento.
2. Escolha o melhor local para instalar o ar
A próxima etapa é definir a localização mais adequada, para posicionar as duas unidades. Para este fim, observe o seguinte:
Evaporadora (Unidade Interna)
- A estrutura do local deve suportar o peso da evaporadora, como o reboco das paredes. Ela também deve estar preparada para lidar com a vibração do aparelho quando ele é ligado.
- Não deve haver obstruções, de modo que impeça a entrada ou saída de ar do equipamento. Portanto, deve-se promover o fluxo de ar para atingir todo o ambiente a ser climatizado;
Condensadora (Unidade externa)
- Evite ambientes fechados, como lavanderias, banheiros e varandas. Nessa hora é importante que seja um lugar seco e aberto, com ventilação adequada para o correto funcionamento do aparelho.
- Assim como o evaporador, a estrutura deve suportar o peso e a vibração do equipamento.
- A prioridade é dada aos locais que não excedam a distância entre os tubos que conectam uma máquina da outro. Lembre-se também de que deve haver espaço para não causar dificuldades de manutenção;
- Não se esqueça de verificar o local de drenagem conforme falamos antes, levando em consideração os pontos pluviais.
3. Preste muita atenção na elétrica
O fato do Brasil ter duas tensões ,110v e 220v, tem gerado uma série de conflitos e dúvidas sobre os equipamentos e a rede. Mas antes de mais nada você deve saber que o ar condicionado a ser instalado, deve ter a mesma tensão do ponto elétrico que irá alimenta-lo. Lembre-se de que a maioria dos condicionadores de ar em São Paulo, são alimentados por 220v. Se a voltagem for diferente e sua casa for 110v, você pode pedir a um técnico ou eletricista para instalar uma tomada 220v, ou pedir ao distribuidor de energia de sua região para trocá-la. Atenção! Como já comentamos, cada ar condicionado precisa de um disjuntor especial e de uma fiação especial para isso. Se este circuito dedicado não existir e a elétrica não estiver adequada, a rede pode sobrecarregar-se e por sua casa em perigo. Sem falar que isso também prejudicará a vida útil do equipamento.
4. Chame um técnico qualificado para realizar a instalação
Levando em consideração o processo de instalação e as informações que compartilhamos acima, após a compra do ar, a verificação e manutenção de todos os itens, um dos passos mais importantes é garantir que uma boa instalação que seja realizada por profissionais qualificados.
Não faz sentido comprar os melhores equipamentos, organizar toda a estrutura para receber o ar condicionado e contratar um “pendurador de ar”, porque se sabe que tais instaladores neste ramo atuam por um breve período, e desde então não conseguem mais clientes, devido falhas de instalação e Falta de habilidade. Essas pessoas costumam cobrar um preço inferior à média do mercado. Por causa do preço baixo, inicialmente atrairão um grande número de clientes, mas devido a erros de instalação e manutenção, serão necessários mais gastos do consumidor, o que acabará causando dores de cabeça. Este é o famoso " Barato sai caro ".
